Quem sou
Sou Lais Fontenelle Pereira, mestre em Psicologia Clínica pela PUC- Rj e articulista sobre a infância e adolescência contemporâneas. Fui a primeira colunista infantil do Jornal Folha de São Paulo, em 2009, conscientizando crianças sobre questões de consumo e sustentabilidade.
Em 2011 lancei o livro infantil “Vestidos para lembrar e uma história para contar”, fruto da coluna “Consumindo ideias”, que foi indicado, na época, como livro obrigatório para ensino fundamental 2 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Comecei minha trajetória profissional na Psicologia Hospitalar passando pela clínica, mas foi no chão da escola atuando como professora, primeiramente de educação infantil, em diferentes escolas no eixo Rio – São Paulo que encontrei minha paixão pelo desenvolvimento acadêmico e emocional de crianças e adolescentes.
Durante uma década (2006-2016), coordenei a área de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana quando pude me aprofundar no tema da relação de crianças e adolescentes com as novas tecnologias, e mais especificamente, do consumismo infantil e seus impactos na infância e adolescência contemporânea. Nessa época tive uma atuação nacional e internacional como especialista e articulista conscientizando famílias, educadores e sociedade civil sobre a temática através de entrevistas, palestras e workshops. Essa trajetória está marcada no livro Criança e Consumo 10 anos de transformação que tive a honra de organizar. Logo depois fui para uma viagem de formação na Pedagogia de Reggio Emilia na Itália na Fundação Loris Malaguzzi.
No meio de 2016 voltei ao chão da escola como Psicóloga escolar na liderança fundadora da Escola Eleva Botafogo onde tive a chance de tirar uma grande escola bilíngue do papel contribuindo em todos os processos de implementação de uma educação inovadora e de excelência que tinha a educação socioemocional e a cidadania global como pilar. Na ocasião montei a equipe de Psicologia Escolar com o compromisso de promover o diálogo e a inclusão, buscando o equilíbrio sócio emocional do tripé escola-família-aluno. Contribui ativamente para o crescimento exponencial da escola Eleva e na pandemia da Covid 19 fui gestora de crise, além de participar da migração para a educação à distância. No retorno às aulas estive à frente de todos os processos de cuidado da comunidade escolar, depois do trauma do confinamento. Por lá fiquei até o final de 2021, cumprindo os 5 anos iniciais da escola. Ressalto que em 2019 e 2021 fiz duas formações no Counselor Training Center: Introduction to Essencial Skills for International Schools Counsellors e Trauma Informed Schools, especificamente.
Entre 2022 e 2025 coordenei a área de Orientação Educacional da Escola Alemã Corcovado no Rio de Janeiro implementando protocolos de inclusão e saúde mental em todos os segmentos da escola, no cenário pós pandemia Covid_19, além de construir o Projeto Diálogos com as famílias sobre temáticas importantes que tangenciam a parentalidade na atualidade. E por fim, mas não menos importante, organizei o currículo socioemocional da escola desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, junto a equipe de Orientação. Destaco que em 2022 fiz o curso de extensão da PUC- Rio Inclusão e Mediação: Estratégias de Inserção na escola.
Em 2024 tive a honra de fazer a formação com Ale Duarte, especialista em Trauma, sobre Estratégias de apoio para a Regulação Infantil – Crianças em Sintonia- Hold, Flow, Slow. Nesse mesmo ano fundei o Tecendo Redes – um movimento de Orientadoras Educacionais de grandes escolas do Rio de Janeiro.
E mais recentemente em 2025 fui da primeira turma do Curso Protocolo de Prevenção da Violência Escolar na Escola de Mediação do Estado do Rio de Janeiro.
Hoje minha atuação está focada no trabalho de orientação parental, atendimento clínico para adultos, crianças e jovens, consultoria para escolas, além de palestras de sensibilização famílias e workshops/capacitações para educadores sobre diversos temas ligados à educação e ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes na contemporaneidade.