Lais Fontenelle

Quem sou

 

Sou Lais Fontenelle Pereira, mestre em Psicologia Clínica pela PUC- Rj e articulista sobre a infância e adolescência contemporâneas. Fui a primeira colunista infantil do Jornal Folha de São Paulo, em 2009, conscientizando crianças sobre questões de consumo e sustentabilidade.

Em 2011 lancei o livro  infantil “Vestidos para lembrar e uma história para contar”, fruto da coluna “Consumindo ideias”, que foi indicado, na época, como livro obrigatório para ensino fundamental 2 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Comecei minha trajetória profissional na Psicologia Hospitalar passando pela clínica, mas foi no chão da escola atuando como professora, primeiramente de educação infantil, em diferentes escolas no eixo Rio – São Paulo que encontrei minha paixão pelo desenvolvimento acadêmico e emocional de crianças e adolescentes.

Durante uma década (2006-2016), coordenei a área de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana quando pude me aprofundar no tema da relação de crianças e adolescentes com as novas tecnologias, e mais especificamente, do consumismo infantil e seus impactos na infância e adolescência contemporânea. Nessa época tive uma atuação nacional e internacional como especialista e articulista conscientizando famílias, educadores e sociedade civil sobre a temática através de entrevistas, palestras e workshops. Essa trajetória está marcada no livro Criança e Consumo 10 anos de transformação que tive a honra de organizar. Logo depois fui para uma viagem de formação na Pedagogia de Reggio Emilia na Itália na Fundação Loris Malaguzzi.

No meio de 2016 voltei ao chão da escola como Psicóloga escolar na liderança fundadora da Escola Eleva Botafogo onde tive a chance de tirar uma grande escola bilíngue do papel contribuindo em todos os processos de implementação de uma educação inovadora e de excelência que tinha a educação socioemocional e a cidadania global como pilar. Na ocasião montei a equipe de Psicologia Escolar com o compromisso de promover o diálogo e a inclusão, buscando o equilíbrio sócio emocional do tripé escola-família-aluno. Contribui ativamente para o crescimento exponencial da escola Eleva e na pandemia da Covid 19  fui gestora de crise, além de participar da migração para a educação à distância.  No retorno às aulas estive à frente de todos os processos de cuidado da comunidade escolar, depois do trauma do confinamento. Por lá fiquei até o final de 2021, cumprindo os 5 anos iniciais da escola. Ressalto que em  2019 e 2021 fiz duas formações no Counselor Training Center: Introduction to Essencial Skills for International Schools Counsellors e Trauma Informed Schools, especificamente.

Entre 2022 e 2025 coordenei a área de Orientação Educacional da Escola Alemã Corcovado no Rio de Janeiro implementando protocolos de inclusão e saúde mental em todos os segmentos da escola, no cenário pós pandemia Covid_19, além de construir o Projeto Diálogos com as famílias sobre temáticas importantes que tangenciam a parentalidade na atualidade. E por fim, mas não menos importante, organizei o currículo socioemocional da escola desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, junto a equipe de Orientação. Destaco que em 2022 fiz o curso de extensão da PUC- Rio Inclusão e Mediação: Estratégias de Inserção na escola.

Em 2024 tive a honra de fazer a formação com Ale Duarte, especialista em Trauma, sobre Estratégias de apoio para a Regulação Infantil – Crianças em Sintonia- Hold, Flow, Slow. Nesse mesmo ano fundei o Tecendo Redes – um movimento de Orientadoras Educacionais de grandes escolas do Rio de Janeiro.

E mais recentemente em 2025 fui da primeira turma do Curso Protocolo de  Prevenção da Violência Escolar na Escola de Mediação do Estado do Rio de Janeiro.

Hoje minha atuação está focada no trabalho de orientação parental, atendimento clínico para adultos, crianças e jovens, consultoria para escolas, além de palestras de sensibilização famílias e workshops/capacitações para educadores sobre diversos temas ligados à educação e ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes na contemporaneidade.

 

Linha do tempo

2025

CURSO DE PROTOCOLO DE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA ESCOLA DE MEDIAÇÃO DO ESTADO DO RJ

2024

FORMAÇÃO COM ALE DUARTE SOBRE REGULAÇÃO INFANTIL- CRIANÇAS EM SINTONIA ( HOLD, FLOW, SLOW) CRIAÇAO DO MOVIMENTO TECENDO REDES_ ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR

2022

CURSO DE EXTENSÃO INCLUSÃO E MEDIAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO NA ESCOLA DA PUC-RIO IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE APOIO AOS ALUNOS NA ESCOLA ALEMÃ CORCOVADO

2021

CURSO TRAUMA INFORMED SCHOOLS DO COUNSELOR TRAINING CENTER

2019

CURSO ESSENTIAL SKILLS FOR INTERNATIONAL SCHOOL CONSELOURS DO COUNSELOR TRAINING CENTER

2017

FUNDAÇÃO DA ESCOLA ELEVA BOTAFOGO E CRIAÇÃO DA EQUIPE DE PSICOLOGIA ESCOLAR DA ESCOLA

2016

VIAGEM DE FORMAÇÃO PARA REGGIO EMILIA NA ITÁLIA

2016

ORGANIZAÇÃO DO LIVRO CRIANÇA E CONSUMO 10 anos de TRANSFORMAÇÃO

2015

CONSULTORIA PARA SESAME STREET WORKSHOP MATERIAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E PAIS

2014/2015

CONSULTORIA INSTITUTO DESIDERATA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

2014

CONTRIBUIÇÃO PARA PLANO NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA

2011

LANÇAMENTO LIVRO INFANTIL VESTIDOS PARA LEMBRAR E UMA HISTÓRIA PARA CONTAR

2010

APRESENTAÇÃO DE PAPER NO EVENTO "CHILD AND TEEN CONSUMPTION — THE BRAZILIAN SCENARIO AND THE ILLAGALITY OF ADVERTISING TO CHILDREN" NA SUÉCIA

2009

COLUNISTA DO CADERNO FOLHINHA NA FOLHA DE SÃO PAULO

2007-2016

Coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana

2006

PROFESSORA NA ESCOLA VIVA EM SÃO PAULO E PSICÓLOGA NA ONG TRAPÉZIO EM SÃO PAULO

2005

PROFESSORA DA ESCOLA BE.LIVING EM SÃO PAULO

2003

MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA PELA PUC RIO

2001

FORMATURA EM PSICOLOGIA PUC RIO

2000-2005

PROFESSORA DA ESCOLA OS BATUTINHAS

1999/2000

PROFESSORA DE PRÉ ESCOLA ANDREWS BABY

1998

ESTÁGIO SANTA CASA NO AMBULATÓRIO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E OBESIDADE